CULTURAS REGIONAIS
Associação entre fungos e plantas
Plantas e Fungos
Uma das características essenciais da Planta é ser autotrófica, isto é, tem a capacidade de produzir suas substâncias orgânicas a partir de substâncias e forças inorgânicas: luz solar, calor, água, bióxido de carbono e minerais. Como tal, o reino vegetal assume o papel de ser a base nutritiva dos outros seres vivos heterotróficos, os quais necessitam para sua subsistência materiais orgânicos previamente elaborados. Este é o caso dos fungos, tendo, além disso, paredes celulares de proteínas e não de celulose e produzindo também quitina, uma substância característica dos insetos. As ciências biológicas criaram para os fungos um reino especial os Fungi, ao lado das Plantae e Animália, como subdivisões do domínio Eucariontes, abrangendo todos os seres vivos providos de núcleos celulares. Portanto, fungos não são mais considerados plantas, como o foram antigamente.
Micorrizas são associações simbióticas entre fungos e raízes. Essas associações são mutualísticas e tanto as raízes quanto são beneficiados. A maioria das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas fazem esse tipo de associação.
A associação de fungos e raízes de plantas é muito antiga e pode ser demonstrada por vários fósseis. Estudos sugerem que estas associações foram muito importantes para a conquista do ambiente terrestre pelas plantas, pois na época das primeiras colonizações os solos eram muito pobres em nutrientes, então os fungos ajudavam na absorção de nutrientes como ferro, fósforo, etc.Os fungos auxiliam as plantas na absorção de nutrientes (especialmente o fósforo) do solo e da água e na proteção contra fungos patogênicos e pequenos vermes cilíndricos. Em troca, a planta fornece ao fungo várias substâncias orgânicas essenciais ao crescimento como carboidratos e vitaminasEssa associação é muito importante, a ponto de certas plantas só sobreviverem na presença do fungo.
Fixação do Fosforo
Devido as