Termoexp Solubilidade Liquido Solido
2793 palavras
12 páginas
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do NorteCENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Isabelle Andresa oliveira da Nóbrega
Thalita Marreiro Delmiro
TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL II
SISTEMAS TERNÁRIOS
ESTUDO DO EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO DO SISTEMA FORMADO POR ÁGUA, NaCl, KCl
PROFESSOR: Dr. Carlson Pereira de Souza
Natal/RN
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
MATERIAIS UTILIZADOS 6
PROCEDIMENTO REALIZADO 7
DADOS OBTIDOS 8
ANÁLISE DOS DADOS 8
CONCLUSÃO: 18
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O estudo de equilíbrio de fases é de grande importância no âmbito da Engenharia Química, pois conhecer e compreender os sistemas multifásicos são fundamentais para projetar e operar sistemas de separação. No caso do equilíbrio Sólido - líquido, pode-se aplicar a sua teoria em diversos processos como cristalização, evaporação e extração. A aplicação dos conceitos de equilíbrio sólido líquido na indústria permite, portanto construir sistemas de separação mais eficazes e com maior rentabilidade econômica.
Neste caso, conhecer as características de cada substância presente no sistema de interesse possibilita o dimensionamento e desenvolvimento de processos completos e máquinas responsáveis pelo processo de separação de fases. Tais dados podem ser obtidos através de modelos termodinâmicos e também através de dados experimentais nas condições de interesse.
A existência do equilíbrio de fases se dá quando os potenciais químicos das fases presentes são iguais, pois a energia livre de Gibbs é nula. Pode-se dizer também que as fugacidades em cada fase são as mesmas. Estes dados necessitam ser precisos e confiáveis para que possam ser empregados na elaboração, desenvolvimento e validação dos modelos propostos.
Atualmente, buscas por tecnologias inovadoras mais avançadas para a separação e purificação de sais vêm sendo desenvolvidas com o objetivo principal de permitir o