Citologia
1. Tecido muscular
. morfologia dos 3 tipos de fibras musculares com respectivas ocorrências
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido estriado cardíaco, cada um com suas particularidades.
- Musculatura lisa (necessariamente com contração involuntária, independente da vontade do indivíduo): formada por células mononucleadas com estrias longitudinais. É presente nos órgãos vicerais internos (esôfago, intestino, vasos sanguíneos e útero), responsável pelo peristaltismo.
- Musculatura estriada esquelética (contração voluntária, dependente da vontade do indivíduo): formada por células multinucleadas com estrias longitudinais e transversais. Forma os músculos, órgãos ligados à estrutura óssea, permitindo a movimentação do corpo.
- Musculatura estriada cardíaca (contração involuntária): constitui as células binucleadas do miocárdio (musculatura do coração), unidas por discos intercalares que aumentam a adesão entre as células. Fator importante para uma contração rítmica e vigorosa, mantendo a circulação do sangue no corpo.
. sarcolema, sarcossoma, reticulo sarcoplasmático
O sarcolema é a membrana celular da fibra muscular. consiste de uma membrana celular verdadeira, a membrana plasmática, e de uma fina camada de material polissacarídico similar ao da membrana basal que circunda os capilares sangüíneos; finas fibrilas colágenas também estão presentes na camada mais externa do sarcolema. Nas extremidades das fibras musculares, essas camadas superficiais do sarcolema se fundem com as fibras tendinosas que, por sua vez, se reúnem em feixes para formar os tendões musculares, para então se inserirem nos ossos
A sua membrana celular é designada por sarcolema. O citoplasma é chamado sarcoplasma. O retículo endoplasmático é designado por retículo sarcoplasmático e as mitocôndrias são chamadas sarcossomas.
. mioglobina
A principal