Determinação da Solubilidade de um Sólido em um Líquido
Departamento de Química e Exatas – DQE
Química Analítica Experimental I
Marina Menezes
Turma P02
EXPERIMENTO Nº 06:
Determinação da Solubilidade de um Sólido em um Líquido
Nájila da Silva Nunes
Junho de 2013
Jequié – BA
Introdução
Solubilidade é a capacidade, propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas como pressão e temperatura, podem depender também de propriedades em comum entre as substâncias a polaridade. Solução é uma mistura de duas substâncias, soluto (que se apresenta em menor concentração na solução) mais solvente (que se apresenta em maior concentração na solução), em uma única fase podendo assim ser classificada como homogênea, ou seja, monofásica. Considerando essa classificação, temos as ramificações, onde às soluções serão classificadas em: insaturadas, saturadas e supersaturadas.
Solução saturada, quando contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura, o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si, soluções saturadas são aquelas que o soluto atingiu o máximo coeficiente de solubilidade.
Solução insaturada, quando contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura, ou seja, são aquelas que o soluto não atingiu o máximo coeficiente de solubilidade em um determinado solvente a uma determinada temperatura.
Solução supersaturada são soluções em caso especial, quando a solução que contém uma quantidade de soluto superior a solubilidade a uma dada temperatura, neste caso o soluto mesmo passado do seu coeficiente de solubilidade não se precipita, este tipo de solução é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma