Determinação da densidade de metais e liquidos
Introdução
A densidade não é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é a substância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade. A densidade absoluta ou massa volumétrica, define-se como a propriedade da matéria correspondente à massa por volume. A densidade relativa é a razão entre as densidades absolutas de duas substâncias, onde normalmente a água é utilizada como substância padrão, pela conveniência da sua densidade (1,0 g/cm³).Na pratica realizada foram feitos alguns métodos de encontrar a densidade de líquidos e sólidos e interpretar a solubilidade de cada procedimento executado. Solubilidade é a propriedade que uma substância tem de se dissolver espontaneamente em outra substância. A quantidade de uma substância que se dissolve em outra depende de cada uma e das condições externas (pressão e temperatura), mas podem também depender de propriedades em comum entre as substâncias (polaridade).
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta apresenta-se homogênea, ou seja, monofásica.O caso contrario é chamado de solução heterogênea. Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominada a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.
Quando um soluto se dissolve em um solvente as moléculas do solvente formam estruturas que envolvem as moléculas dos solutos, este processo é chamado de solvatação.
Os fatores externos como pressão e temperatura são fundamentais na determinação da solubilidade. A solubilidade da maioria dos solutos aumenta com a temperatura embora nem sempre esse aumento seja muito sensível. Mas existem casos