DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E METAIS
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E METAIS O termo densidade representa uma relação entre a massa de uma substância e o volume desta substância. Assim, quanto maior for a densidade de um corpo maior será sua massa por unidade de volume. A densidade geralmente é expressa na Química em gramas por mililitros (g/mL) para referir-se a substâncias no estado líquido, e em gramas por centímetros cúbicos, para referir-se à objetos no estado sólidos.
A densidade de um sólido pode ser determinada pesando-o cuidadosamente e em seguida determinando seu volume. Se o sólido apresentar uma forma irregular (o que torna impossível medir suas dimensões), o volume poderá ser determinado utilizando um método de deslocamento.
Basicamente, determina-se a massa de uma amostra do sólido e então se transfere quantitativamente essa massa para um instrumento volumétrico graduado apropriado (ex: proveta ou bureta), parcialmente cheio com água (ou em algum líquido no qual o sólido não flutue). O sólido deslocará um volume de líquido igual ao seu volume. Assim, ao anotar a posição do menisco antes e depois da adição do sólido, o volume poderá ser deduzido.
A densidade dos líquidos pode ser determinada analogamente à densidade dos sólidos, medindo-se a sua massa e determinando-se o seu volume. Entretanto, no caso dos líquidos, uma alteração relativamente pequena na temperatura pode afetar consideravelmente o valor da densidade, enquanto que a alteração de pressão tem que ser relativamente alta para que o valor da densidade seja afetado.
2 OBJETIVOS
Realizou-se este trabalho experimental com o objetivo de determinar a densidade de líquidos e metais, utilizando a relação de suas massas e seus volumes.
3 MATERIAS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS ULTILIZADOS: PARTE 1
1. Proveta
2. Água
3. Balança de Precisão
4. Amostra de Alumínio
5. Amostra de Ferro
6. Amostra de Estanho
7. Amostra de Chumbo
8. Amostra de Cobre
9. Amostra de