Densidade
1. Introdução
Inicialmente, vale à pena refletir sobre as diferenças básicas entre massa e peso. Conceitos simples que normalmente levam à dúvida. Massa é a medida da matéria contida em determinada região do espaço, e, portanto constante em qualquer parte do planeta ou fora dele. Já o peso é a força com que qualquer massa é atraída para o centro de qualquer planeta, é variável com a posição na superfície do planeta e com a distância a este, sendo também influenciável por fatores como magnetismo, velocidade, etc.
No experimento em questão usou-se a técnica de pesagem, por meio de uma balança semi-analítica para a determinação de densidades. A densidade é uma propriedade específica de cada material. É determinada, matematicamente, através da razão entre a massa da amostra e o volume (d=m/v). Para sólidos e líquidos a unidade de medida mais utilizada é grama por centímetro cúbico (g/cm³); já para gases, a densidade costuma ser expressa em grama por litro (g/L).
A medida da massa pode ser obtida por meio de uma balança, o volume pode ser determinado de acordo com os sólidos utilizados. No caso de sólidos regulares, faz-se uso dos conhecimentos de geometria ou calcula-se através de instrumentos e técnicas laboratoriais adequadas; para sólidos irregulares, o método físico de deslocamento volumétrico é a maneira mais precisa de se verificar o volume que determinada amostra ocupa no espaço.
Como a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado e este é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material. Um exemplo para isso é a água. Quando a água está sob a temperatura de 25°C (temperatura ambiente) e sob pressão ao nível do mar (que é igual a 1,0 atm), a sua densidade é igual a 0,9970 g/cm³. Enquanto a água está sob temperatura de 35°C, e também sob pressão ao nível do mar, a sua densidade é de