Densidade
Tópicos em Química Experimental
Relatório de Aula Prática de Determinação da Densidade de Sólidos e Líquidos
NOME (S) Juliana Carvalho da Silva Kelly C. Feitosa de Lima Lidiane Maria dos Santos Luiz Henrique Lopes Marleni Quispo Quenta Wellington R. de Souza Nº 23
Nº 24
Nº 27
Nº 31
Nº 33
Nº 41
Professores: Lucia e Marco
2015
TEMA DO EXPERIMENTO:
Determinação da Densidade de Sólidos e Líquidos
OBJETIVOS:
Medir a densidade de algumas amostras sólidas e líquidas.
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
A densidade absoluta ou massa específica é uma propriedade física da matéria, é a massa de uma substância dividida pelo volume que ela ocupa (d=m/v). A densidade depende da massa nuclear, do tamanho e da compactação entre átomos. A densidade de um elemento nem sempre apresenta a mesma densidade de seu átomo, pois essa propriedade depende do volume dos interstícios (espaços) entre os átomos. Os metais mais densos aparecem no centro da tabela (ósmio, irídio e platina), já os que estão situados próximos às extremidades direita e esquerda, são os menos densos. O lítio é o metal menos denso. A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções.
Para calcular a densidade absoluta de um sólido, mede-se sua massa e seu volume (por deslocamento de líquidos) e calcula-se a razão entre eles.
Para calcular a densidade absoluta de um líquido pode-se usar um densímetro ou um picnômetro.
Densímetro é um instrumento de medição da densidade relativa de um líquido. O