Densidade
SUMÁRIO 1- OBJETIVOS 2- INTRODUÇÃO 3- PARTE EXPERIMENTAL 3.1- MATERIAL E EQUIPAMENTOS 3.2- METODOLOGIA 4- ANÁLISES DOS RESULTAODOS OBTIDOS 5- CONCLUSÃO 6- REFERÊNCIAS
Determinação da densidade de metais
1. OBJETIVOS:
Determinar a densidade de metais e ligas metálicas e sua identificação.
A densidade de uma substância (dessa por unidade de volume) é uma propriedade física característica dessa substância. Embora a densidade possa variar ligeiramente com as condições de temperatura, altura e pressão, essa variação não é significativa, exceto para os gases.
A densidade de objetos sólidos pode ser determinada calculando a respectiva massa e volume de cada objeto. Que através deste método permite identificar metais e ligas metálicas.
2. INTRODUÇÃO:
Densidade dos metais é a razão entre massa do metal e o volume ocupado por ele. Os metais podem ser divididos em quatro grupos, de acordo com a densidade: leves (alumínio e magnésio), pouco pesados (zinco, estanho, ferro, cobre, níquel), metais pesados (prata, chumbo, mercúrio) e metais muito pesados (ouro, platina).
Podemos definir a densidade como: “A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo, ou seja, pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. A densidade pode ser determinada pela expressão matemática: Densidade = massa/volume. De acordo com o Sistema Internacional (SI), a densidade é expressa em kg/m³, mas muitas vezes é encontrada expressa em g/cm³. Quando se refere a uma substância pura, maciça e homogênea, como elementos ou compostos químicos, a densidade é chamada de densidade absoluta ou massa específica. Caso contrário, é chamada somente densidade e representa a densidade média de um corpo ou de uma substância não homogênea”. (fonte: