Densidade
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA
CURSO DE AGRONOMIA
BIANCA DE FÁTIMA SIEKLICKI
BRUNA CHEROBIM DELFRATE
JÉSSICA JAQUELINE JAGUELA
MURILO FAIX GONÇALVES
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
PONTA GROSSA
2013
OBJETIVO
Determinar, experimentalmente, a densidade e utilizar do valor obtido na identificação como critério de pureza de uma dada substância. Aprender a utilização correta de densímetros, picnômetros e balanças.
1. introdução densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade feito pela seguinte expressão: d = , sendo d= densidade, m= massa e v= volume. A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume; nos auxilia na caracterização de uma substância. (Ienne, 2012). a densidade de líquidos e de sólidos, no Sistema Internacional, é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm³). (Ienne, 2012).
Pelas moléculas dos sólidos encontrarem-se unidas umas às outras, os sólidos são materiais que contém uma consistência muita alta, o que resulta em grande quantidade de massa em um pequeno volume. Já nos líquidos, as partículas de suas moléculas são mais distantes umas das outras, tendo os líquidos densidades bem menores que a dos sólidos. Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos. (Ienne, 2012).
Suas densidades variam um pouco e para medir-se a densidade de líquidos e fluidos, pesa-se em um recipiente e divide-se pelo volume ocupado. Existem também, dois tipos de equipamentos, o picnômetro e o densímetro, sendo o densímetro o mais utilizado, por fornecer a leitura direta da densidade, além de ser mais preciso. (Ienne, 2012). O densímetro faz uso do princípio do empuxo, de Arquimedes, sendo o empuxo a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos. (Mcientifica, 2011).
A importância de se