O que é densidade?
A densidade determina a quantidade de algo existente em um espaço delimitado, que pode ser uma superfície, um comprimento ou uma unidade de volume. Pode ter diferentes tipos de acordo com a área ou disciplina. Por exemplo:
Física (massa por volume)
Em Física, a densidade de um corpo ou de determinado material (líquido, sólido ou gasoso) pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume por ele ocupado.
A fórmula matemática para cálculo da densidade é a seguinte: d = m/v (densidade = massa/volume).
A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Por exemplo, a densidade do aço forjado é de 7,86 g/cm³, enquanto que o ar, ao nível do mar e a 15 °C, tem uma densidade de aproximadamente 1,225 kg/m³.
Música
A densidade é uma propriedade do som, que pode ser mais ou menos denso de acordo com a quantidade de sons ouvidos em simultâneo.
Fotografia
A densidade fotográfica determina o grau de escurecimento (opacidade) de uma imagem em papel.
Densidade demográfica
A densidade demográfica, também conhecida como densidade populacional ou população relativa é um indicador dado através da relação entre a população e a superfície do território, normalmente relativa a seres humanos. A densidade demográfica indica a média de quantos habitantes existem por cada quilómetro quadrado.
De acordo com dados de 2012 do IBGE, o Brasil tem um território equivalente a 8 515 767, 049 km² e 198 360 943 habitantes, o que equivale a 23,29 habitantes por quilômetro