relatorio quimica exp 2 2
As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas dizem respeito a transformação química inerente a interação de duas substancias, ou ainda a transformação de uma substancia em outra. Já as propriedades físicas não envolvem quaisquer mudança na composição química ou identidade da substancia, e podem ser medidas sem alteração na composição. As propriedades físicas incluem temperatura, pressão, cor e densidade.
“A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume”. (RUSSEL, 2004)
Densidade, ou massa específica, é a relação entre a massa e o volume de um dado material, podendo ser ele líquido, sólido ou gasoso.
Segundo o Sistema Internacional de Unidades a densidade de sólidos e líquidos deve ser expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m³, entretanto é comum expressa-las por unidade de gramas por centímetro cúbicos (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume. Jáa densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade da água, que é igual a 1,00 g cm-3 a 4,0°C.
A densidade dos sólidos pode ser determinada pesando-o cuidadosamente, e em seguida determinando o seu volume. Porém se o sólido apresentar forma irregular a maneira mais eficaz de se obter sua densidade é utilizando o método de deslocamento.
A densidade dos líquidos pode ser determinada de forma análoga a dos sólidos, medindo-se a sua massa e determinando o seu volume, porém no caso dos líquidos qualquer alteração na temperatura, ainda que pequena, pode afetar consideravelmente