Testes de solubilidade e identificação de compostos desconhecidos através de medidas de ponto de fusão, ponto de ebulição e índice de refração
INSTITUTO DE QUÍMICA DE SÃO PAULO
Relatório de Química Orgânica I
Profa. Dra. Carla Cristina Schmitt Cavalheiro
Prática 2 Testes de solubilidade e identificação de compostos desconhecidos através de medidas de ponto de fusão, ponto de ebulição e índice de refração
Alunos:
Edvair Paula Moreira Filho, 8600171
Thais Bonafini Freitas, 8523213
São Carlos, Agosto de 2014
1.
INTRODUÇÃO
A solubilidade é uma característica muito importante para a determinação de compostos uma vez que por meio da mesma podese identificar a polaridade da molécula e, consequentemente, seus possíveis grupos pontuais. Tal conceito pode ser definido como a capacidade máxima de um dado composto (soluto) ser diluído em um determinado solvente.
A solubilidade de um composto pode ser influenciada por diversos fatores, dentre eles a temperatura, a polaridade do solvente, o estrutura do soluto, entre outros.
Com relação ao primeiro fator, pode ser de acordo com a entalpia da reação. Se um reação for endotérmica o aumento da temperatura ira favorecer a formação de uma solução em detrimento do conjunto soluto + solvente. A polaridade dos compostos é um aspecto essencial para a solubilidade dos compostos. A origem de polaridade de uma molécula pode ser explicada por meio das diferentes interações dos elétrons em cada ligação, gerando pólos que podem sofrer interação entre si. Assim, a interação de moléculas polares leva à uma miscibilidade entre os compostos, sendo que o mesmo ocorre com moléculas apolares. Contudo, como a interação entre moléculas polares e apolares leva à uma distribuição homogênea de cargas, há uma interação não miscível entre os compostos.
Vale lembrar contudo que a estrutura do composto pode levar à uma solubilização parcial de