Solubilidade de Sólidos em Líquidos
Universidade de São Paulo/IQSC
Felipe de Paula Fernandes Silva
Número USP: 8523450
Introdução
A solubilidade é uma propriedade definida como a relação intermoleculares entre solvente – líquido – e o soluto – sólido, em uma linguagem menos científica, podemos definir solubilidade pela capacidade do sólido em diluir-se em um líquido.
A solubilidade dos sólidos é dependente da temperatura em que a solubilização ocorre, da pressão, da superfície de contado do sólido a ser solubilizado entre outros fatores físicos e químicos.
Objetivo
Obtenção da curva de solubilidade do KNO3, ou seja, um diagrama do coeficiente de solubilidade versus a temperatura.
Parte Experimental
Materiais e reagentes necessários: Bico de Bunsen; Tubo de ensaio; Pinça de madeira; Proveta de 10ml; Béquer; Balança semi-analítica; Termômetro; Tiossulfato de sódio pentaidratado (Na2S2O3.5H2O); Nitrato de potássio (KNO3).
Foi distribuído aos alunos, aleatoriamente, dois frascos, contendo pesagens distintas do sal a ser analisado.
As pesagens confiadas a mim foram a de 2,00 gramas de KNO3 e a de 14,00 gramas, do mesmo. Após o recebimento das amostras, adicionou-se a amostra em um béquer contendo água, para iniciar a parte experimental desejada.
Para determinação da temperatura de saturação da solubilização do sal da amostra com menor massa, foi preconizado gelo para promover a diminuição da temperatura, ou seja, fora necessária atenção à deposição de soluto ao fundo da solução para sabermos o seu ponto de saturação.
Em contrapartida ao sistema contendo a menor massa do sal, para a obtenção do ponto de saturação do sistema contendo a maior massa do sal, fora preconizado o aquecimento desse para promover o aumento da temperatura no mesmo, ou seja, foi necessário atenção a diluição