Sociologia industrial
2. A reconfiguração constante é produto da ininterrupta introdução de novas tecnologias de produção (informatização, automação, novos modelos de gestão e novas possibilidades de produtividade) incorrendo numa necessidade de concepção do trabalho de acordo com os significados gerados pelo mesmo.
3. O homem se utiliza da natureza para satisfazer suas necessidades. O manuseio e modificação da natureza pelo homem cria uma relação natureza-homem-trabalho.
4. Durante a Idade Média a função social era definida pela posição hierárquica, esta, por sua vez, era definida pela vontade divina. Sendo assim, o trabalho (braçal) era visto de forma negativa por exigir esforço físico e pouco esforço intelectual. Por outro lado, para o trabalhador das terras alheias o trabalho era visto como forma de próprio sustento, benefício concedido pelo proprietário das terras; outro ponto positivo era a flexibilidade nos horários de trabalho.
5. A glorificação do trabalho define o trabalho como órgão constituinte do sistema humano na sociedade. Sua relação com a época industrial é que essa glorificação do trabalho se fundamenta nos métodos de produção em massa, bastante comuns durante esta época.
6. Mais valia, de acordo com Karl Marx, é a diferença do valor