SOCIOLOGIA INDUSTRIAL
CAROLINA RAUCCI
EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL
São Bernardo do Campo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI
CAROLINA RAUCCI
EFICIÊNCIA ORGANIZACIONAL
São Bernardo do Campo
2014
1 Conformidade
1.1 Significado
A conformidade é o elemento central da estrutura organizacional. A estrutura de conformidade surge da relação entre tipos de poder disponíveis à organização e tipos de envolvimento dos participantes, que fornece a principal base comparativa das organizações.
Segundo Etzioni, conformidade refere-se ao comportamento de uma pessoa em relação ao exercício do poder por outra e sua orientação com relação a este poder. Assim, entendemos que aquele que detém o poder manipula meios, tais como gratificações de tipo físico, material e simbólico, de tal maneira que os subordinados comportem-se de acordo com suas diretivas.
A primeira dimensão de conformidade é o poder, que é a habilidade de uma pessoa induzir outra a aceitar suas ordens. Nas organições impor as normas de coletividade é usualmente uma condição que determina o acesso que o detentor de poder tem sobre os meios de sua aplicação. Aqueles que têm posições de poder constituem elites e aqueles que estão em posições subordinadas constituem-se em participantes inferiores.
Há três tipos básicos de poder classificados de acordo com os meios empregados para sua aplicação, sejam físicos, materiais, ou simbólicos. O primeiro tipo, poder coercivo, caracteriza-se pela aplicação ou ameaça de aplicação de privações físicas. O poder remunerativo baseia-se no controle de recursos materiais, tais como salários, comissões etc. E, finalmente, o poder normativo apoia-se na manipulação de recompensas simbólicas. Etzioni afirma que outros nomes para esse poder seriam persuasivo, manipulativo, ou sugestivo.
O poder normativo, por sua vez, distingue-se em dois tipos: poder normativo puro e poder social. O primeiro, baseado na