Desafio
A 2ª Região apresentou no ano de 2008 um surto de dengue, isto significou um dos motivos principais para o aumento no número de óbitos. Mas conforme observado no ano de 2009 e 2010, houve uma queda nesse número, isso decorre, devido ao trabalho intenso em conscientizar a população, através de campanhas de prevenção, realizadas e promovidas nos municípios para controlar esse surto. Estas campanhas foram significativas, pois reduziram o número de óbitos, conforme observamos na tabela.
Observamos ainda na 2ª região que no ano de 2010 para 2011, houve um aumento no número de óbitos, isto ocorreu de vido a Leishmaniose Visceral uma epidemia que atinge regiões com climas tropicais e subtropicais e o município de Mossoró foi uma das regiões mais atingidas, apresentando um índice de 11,4% . Um índice superior à média nacional que foi de 5,8%.
Ainda na 2ª Região, no período de 2011 a 2012, houve uma queda. Não se tem uma causa específica, como foi apresentada acima, referente aos outros períodos. Mas podemos chegar à conclusão que o surto de dengue diminuiu, a segurança foi mais eficaz em suas estratégias de combate a criminalidade e qualquer outra forma de controle e prevenção para não se haver um caos coletivo, quando falamos de óbitos.
Na 3ª Região houve um crescimento no número de óbitos no período estudado, porque João Câmara estar entre as 15 cidades mais violenta do RN, com isso chega-se à conclusão que o efetivo policial não está conseguindo combater a criminalidade.
Na 4ª Região não se tem uma causa específica, quanto ao número de óbitos, seria necessário um estudo mais aprofundado, para saber a causa específicas. Podem