Estudante
COMPUTAÇÃO
1. Física
A cooperação entre física e computação tem seu marco no final da década de 40, quando, nos laboratórios da empresa americana Bell Labs, foi inventado o transistor, dando início à era da microeletrônica. Nestas últimas cinco décadas, essa estreita colaboração tem gerado avanços significativos para ambas.
A física utiliza a computação para a realização de simulações numéricas complexas, e a computação usa o desenvolvimento científico para construir dispositivos e computadores cada vez mais elaborados e eficientes.
Vários projetos tiveram origem em laboratórios de física de todo o mundo, a World Wide Web nasceu da necessidade de manipular e divulgar grandes volumes de dados no CEM, o laboratório de física europeu, para pesquisas nucleares,com sede em Genebra(Suiça).
Aplicações em ambientes de computação paralela, na qual várias tarefas são realizadas simultaneamente pelo computador tiveram grande avanço devido as simulações numéricas de colisões de partículas realizadas em laboratórios de pesquisa em física das altas energias, como o Fermilab(EUA).
Aqui em minha cidade o Rio de Janeiro no bairro da Urca, temos o CBPF(Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas) nele o grupo de computação e redes tem a preocupação constante em por em prática projetos tecnológicos ,que além de responderem aos anseios dos pesquisadores,estejam na fronteira do conhecimento atual,como projetos na área de redes de computadores e processamento de imagens,que visam aliar a computação às novas descobertas científicas,bem como aqueles que utilizam tecnologias avançadas voltadas ao ensino e à divulgação da física moderna.
Como exemplo disso, na área de redes de computadores o CBPF participa em um ambicioso projeto, o REMAV (Rede Metropolitana de Alta Velocidade) juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a PUC–RJ, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Telemar (Empresa de