Revolução Industrial e Sociologia
Faculdade São Lucas
CURSO DE MEDICINA
SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Prof. Me. José Otacílio Leite http://lattes.cnpq.br/4285132554340428 Discentes
Elson Julius
Luma Magalhães Ferreira
Roberto Andrade Lima
Thaís Cristina
Tony Hiroshi Katsuragawa
Felipe Barony
Porto Velho, Agosto de 2013.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Questões
1. O que foi a Revolução Industrial?
a. Que mudanças a Revolução Industrial ocasionou na sociedade?
A sociedade sofreu com as mudanças da vida social, êxodo rural, o capitalismo imposto, mudanças políticas, perda de direitos sociais, valores familiares e propriedades. Mudança de hábitos artesanais para a produção de alimentos para aquisição de mercadores com o baixo salário pago pelas indústrias.
b. A Revolução Industrial interferiu na mudança geográfica da sociedade?
Sim. A população, que residia no campo, migrou para as proximidades das indústrias, e estas por sua vez, deslocou a população das cidades para a periferia.
c. A Revolução Industrial modificou valores da sociedade?
Sim. Houve uma desintegração social, onde muitos não encontravam uma colocação nas indústrias, recorrendo ao uso de álcool, a prostituição, prática de crimes. As doenças nessas cidades eram fato comum, degradando ainda mais a saúde da população.
d. O que a Revolução Industrial tem a ver com a sociologia?
O entendimento do comportamento da população (sociedade), seus valores, costumes, conceitos, valores, organização, anseios, entre outros, se faz necessário para a obtenção de conhecimentos que possam nortear, de forma organizada, racional e científica, os rumos evolucionários de uma sociedade civilizada.
INTRODUÇÃO
Não podemos falar da Revolução Industrial (Inglaterra, 1780 a 1860) sem passar pela Revolução Francesa (França, 1789). Elas são conhecidas como fatos históricos que marcaram o surgimento da Sociologia. Nessa época, a Europa passava por