Sociologia e a sociedade Industrial
1. Qual é o principal objeto de crítica de Ralph Dahrendorf no texto que você acabou de ler? Cite um parágrafo em que esse objeto de crítica apareça claramente.
R.É a sociedade estamental, onde o homem não tinha possibilidade de mobilidade social.
“Na sociedade estamental a posição social do homem dependia de seu nascimento, na sociedade industrial do século XIX, o homem era o que tinha, isto é, sua situação social se determinava de acordo com suas rendas e posses. A sociedade industrial, em contrapartida, apoia-se sobre uma nova base de ordenação: agora o homem é o que ele consegue. A renda determina a situação social de cada um e as instituições do sistema educativo têm a missão de calibrar a capacidade de rendimento de cada indivíduo com o objetivo de dirigir cada um até a posição que lhe corresponde na sociedade. Todos têm idêntica oportunidade, uma vez que nem a origem nem a propriedade decidem hoje a situação social do indivíduo,- a sociedade de consumo também conduz à eliminação da desigualdade”.
2. Explique o que o autor quis dizer com a frase: “a Sociologia moderna da sociedade industrial não é, na realidade, mais do que ideologia da camada burocrática e da pequena burguesia que denomina a si própria de “classe média”.
R. Para o autor a classe média não é constituída apenas de uma pequena burguesia, mas sim, de um grupo social que estuda, que adquire certificados e títulos e que por isso acabam se destacando entre os demais membros da sociedade.