sociologia brasileira
1- Comparando as análises Marxistas de Caio Prado Junior e Florestan Fernandes , explique como esses autores descrevem o sentido da colonização e a infra- estrutura da Colônia.
Florestan Fernandes vem dizer que o pacto colonial inseria naquela época o Brasil no comércio mundial, onde o objetivo era o enriquecimento da metrópole, sendo os senhores de engenho os que constituíam parte desse sistema, mas grande parte da riqueza produzida ficava nas mãos de empresas inglesas, que no caso eram quem controlava o mercado internacional. Estando a economia interna ligada aos interesses estrangeiros. Mesmo com essas adversidades no inicio do século XIX com o começo da expansão do comércio foi estimulado o crescimento econômico interno tendo como desenvolvimento principal a lavoura e as atividades econômicas urbanas surgidas nessa época , assim os latifundiários são lançados a uma posição de maior evidencia política e econômica. Mas mesmo com a tão sonhada independência, não foi de imediato que ocorreu a superação dos padrões de ordenamento social da colônia . O modelo político do estado que passa a ser independente construiu- se de forma a integrar todos os centros de poder que pudessem ser incorporados ao domínio senhorial, de acordo com a ordem estabelecida, tal construção teve influência ideológica liberal mas sua aplicação restringiu- se aos interesses de poder das elites dominantes. Esse liberalismo foi importante para os propósitos de ruptura com o estatuto colonial, contribuiu para a internacionalização do mercado e fluxo de rendas e permitiu a democratização do estamento dominante. Florestan Fernandes cita que o que ocorreu como estado nacional independente foi que ele era liberal somente nos fundamentos de modo formal, pois na pratica era instrumento da dominação patrimonialista a nível político.
Caio Prado Junior escreve que o sistema colonial implantado pelos Portugueses pode ser dividido em duas fazes, a primeira se