SOCIEDADES COMERCIAIS
CONCEITO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
CONCEITO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Sumário
1. Conceito das Sociedades comerciais
2. Sociedade Empresária
3.. Sociedade Simples
2.2. Sociedade em Conta de Participação
3. Sociedade Personificada
3.1. Sociedade Empresária
3.1.1. Tipos Jurídicos
3.1.1.1. Sociedade em Nome Coletivo
3.1.1.2. Sociedade em Comandita Simples
3.1.1.3. Sociedade Limitada
3.1.1.4. Sociedade Anônima
3.1.1.5. Sociedade em Comandita por Ações
3.2. Sociedade Simples
4. Quadro Resumo
1. CONCEITO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS
J. X Carvalho de Mendonça seguindo os subsídios do direito civil e do direito comercial, elaborou o seguinte conceito de sociedade comercial:
“Contrato mediante o qual duas ou mais pessoas se obrigam a prestar certa contribuição para o fundo social destinado ao exercício do comércio, com a intenção de partilhar os lucros entre si.” (apud Freitas Bastos, 1963, p.14) livro p 22
2. SOCIEDADE EMPRESÁRIA
O surgimento das sociedades se dá à medida que a eficiência das atividades econômicas depende da reunião de capitais e trabalho, devido a complexidade e volume que estas atividades assumem.
Contudo, a junção de esforços para o desenvolvimento de operações econômicas pode tomar diversas formas no campo do direito, como acordos operacionais, consórcio, agrupamento complementar, incorporação e outras. Porém, é a sociedade a forma de mais alto grau de comprometimento entre agentes econômicos, pois ela é pessoa jurídica, possuindo, portanto, todos os atributos que esta qualidade lhe encerra.
Segundo Rubens Requião, a utilização da palavra sociedade designaria entidade constituída por várias pessoas com objetivos econômicos.
A qualidade de “empresária” atribuída à sociedade deixa transparecer a titularidade