ana bock capitulo1
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento cientifico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientifico ( em qualquer área).
O conhecimento científico é produzido por uma investigação científica, através de métodos ou procedimentos que buscam soluções para os problemas de ordem prática da vida diária. Procura fornecer explicações sistemáticas, organizadas, que possam ser testadas, verificadas e criticadas, através de dados obtidos pela pesquisa ou estudo.
No cotidiano, sem a ciência, é usado o conhecimento empírico ou senso comum, que é aquele que não precisa de comprovação mas existe, como. Exemplo: na medicina, o fato do chá de erva cidreira fazer passar a dor de cabeça, sem nenhum dado que comprove a afirmação, mas tendo base somente na experiência.
2. Explique o que e senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
Senso comum é um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. Exemplo: Uma pessoa ta com dor, a outra manda ela dormir que passa ( dormir passa a dor, mais não é comprovado cientificamente, então é um senso comum..
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
Visão de mundo é a perspectiva com a qual um indivíduo, uma comunidade ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão.
4. Cite alguns exemplos de conhecimento da psicologia apropriados pelo senso comum. É fruto de pequenos aprendizados e observações adquiridos em nosso cotidiano,vivendo,lendo, observando alguns pontos do comportamento humano, etc. Quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina