Soberania
“Soberania é o poder de governo ou de comando que se costuma designar com um elemento formal do Estado”
Soberania não sabe como conceituá-la, pois ela é um termo que várias ciências tentam explicar, mais não passa de um terno político. Na antiguidade percebe-se a ausência da soberania, pois só começou a existir na idade média.
Antigamente a soberania era ligada a figura do monarca, já hoje ela está ligada a figura do Estado. Hoje em dia uma característica fundamental para o Estado moderno é ser Soberano, historicamente conceituou se a soberania como essencial, inalienável (não pode ser vendido), indivisível (não pode ser dividido). A diante na historia ajuntou se a estas características duas premissas para existência da soberania: incondicional (não tem condição de existir), coativo (coagir as pessoas).
A princípio a soberania era um poder sobre as pessoas, hoje é um instrumento para alcançar objetivos. A soberania faz parte do direito dos Estados ex: A constituição Brasileira.
A soberania não é só um poder do Estado, e sim um poder outorgado (dado) á população.
Globalização
“É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.”
A crise da soberania se atribui a globalização. O fenômeno da globalização gera uma responsabilidade mutua entre administração das nações. Para conseguir sobreviver em um mundo globalizado é preciso fortalecer a soberania interna, tornando a economia forte.
Está crise na soberania também está ligada á migração do poder, pois a globalização não extingue a soberania, mais a transfere do Estado para outro lugar. A globalização precisa de uma ação ordenadora.
Os Estados Unido a teve a imagem de soberania muito