Pote Cake
POTE CAKE
SUZANO
2014
1. A INOVAÇÃO
A indústria alimentícia vem se inovando cada vez mais, e atualmente a maior novidade é o Pote-Cake.
Já conhecemos o Cup-Cake, o Pop-Cake, por que não colocarmos o bolo em um pote?
“O bolo vem em potes, para comer de colher”. Combina em qualquer ocasião, ideal para presentear. O legal também é que se pode fazer uma degustação sem pressa, dá para comer um pouquinho e guardar o restante para mais tarde.
Tudo a sua escolha, você escolhe o bolo, o recheio, a cobertura, a decoração. Bolo fofinho e molhadinho com recheio e cobertura cremosa
As várias camadas de massa e de recheio se alternam e, junto com a transparência do vidro criam um belo efeito visual.” (ENCANTOS D’BRIGADEIRO 2014)
2. HISTORIA DO BOLO
Segundo CASTRO 2010 Na Roma antiga era tradição de servir bolos em casamentos, costume nas famílias mais abastadas que preparavam a massa com ingredientes especiais, tradicionalmente usados como oferenda aos deuses, como frutas secas, nozes e mel. Este doce não era para ser consumido, mas os convidados o amassavam por cima da cabeça da noiva, tal como se faz hoje com arroz na saída da igreja. Desejava-se que os deuses trouxessem prosperidade, sorte e fertilidade. Este costume foi levado por Júlio César para a Bretanha, em 54 aC, e passou a fazer parte dos hábitos das populações locais.
“As primeiras receitas que se tem registro e a que mais se aproxima dos bolos de hoje é uma receita italiana, de bolo de amêndoas, servida em Nápoles, em 1478.” (CASTRO, 2010).
O ano de 1800 foi de certa forma considerado o auge dos bolos. Pudemos encontrar 101 tipos, entre eles o “Bolo Espuma”, que foi o primeiro bolo no qual foi empregado o uso do creme, mas teve muita dificuldade em ser aceito por causa de sua diferente textura, não habitual para a época.
Durante o reinado da rainha Vitória na Inglaterra, os bolos eram enormes, chegando a pesar mais de