tração e compressão
O cobre é um metal de cor avermelhada muito dúctil e maleável embora duro e tenaz pode reduzido a laminas e fios extremamente fino.
Podemos afirmar que o cobre se encontra presente em qualquer obra da construção civil ou melhor em todas etapas.
Um canteiro de obras , uma obra de pequeno ou médio porte não funciona sem a eletricida ou de uma residência um hospital ou uma escola toda, e qualquer tipo de construção depende da eletricidade para sua construção depende da eletricidade para sua construção e funcionamento.
É neste momento que citamos o cobre metal por ser condutor de energia que movimenta as maquinas resfria ambientes a traves de serpentinas dos aparelhos de ar condionado. 90% do cobre de uma obra esta nos fios e cabos .
O cobre suas ligas são o terceiro metal mais utilizado no mundo perdendo apenas para o aço e o aluminio e suas ligas. Suas priincipais caracteristícas são as elevadas condutividades eletricas e térmicas.
Estudos comprovam que um dos primeiros metais a ser usado na antiguidade foi o cobre. Usava-se também o ouro, mas era restrito seu uso para objetos ornamentais, portanto o cobre era o metal usado para a fabricação de utensílios. Na procura do material adequado, distinguem-se as grandes idades da pedra, do cobre, do bronze e do ferro [1, 2].
A princípio, usou-se o metal encontrado no elemento nativo (cobre), mesmo sendo escasso na natureza foi trabalhado a frio ou a fogo, com martelo, atingindo, assim, a forma desejada. Mais tarde ele foi extraído da calcopirita (CuFeS2) [1, 2].
Uma grande evolução foi quando conseguiu obter o cobre na sua forma líquida (temperatura de fusão de 1083ºC), mas, para isso, foi necessária a invenção de fornalhas. E, a partir dessa evolução, foi possível a invenção de ligas, surgindo assim o bronze [1, 2].
Os incontáveis objetos encontrados nas escavações confirmam a grande habilidade dos povos antigos em preparar o cobre. Armas, facas, recipientes, utensílios em geral foram