Slide De Higiene Manipuladores
MANIPULADORES DE ALIMENTOS EM
RELAÇÃO À HIGIENE PESSOAL
Introdução
Uma alimentação correta é o primeiro passo para garantir uma vida saudável. Atualmente, há grande preocupação do consumidor com a qualidade dos alimentos e com os riscos que eles podem acarretar à saúde;torna-se urgente que se estabeleçam padrões obrigatórios de segurança alimentar.
Não basta uma refeição aparentemente saudável e gostosa, mas também é preciso que ela seja segura do ponto de vista microbiológico, pois os alimentos destinados ao consumo humano estão expostos a um meio contaminado, podendo ter contaminação de origem ou em seu processamento por manipuladores.
Contaminação é a presença não desejada de qualquer situação que comprometa a qualidade do alimento; pode ser de origem física, química ou biológica (ARRUDA,2002 ).
Os microrganismos que fazem a contaminação dos alimentos podem levar a seriíssimas intoxicações alimentares muitas vezes difíceis de serem curadas,podendo levar o indivíduo a óbito. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a doença transmitida por alimento como “uma doença infecciosa ou tóxica causada por, ou através do, consumo de alimento ou água”.
Os microrganismos que fazem a contaminação dos alimentos podem levar a seriíssimas intoxicações alimentares muitas vezes difíceis de serem curadas,podendo levar o indivíduo a óbito. Em unidades de alimentação e nutrição, as enfermidades provocadas por alimentos contaminados têm sido causa de sérios problemas, por acarretarem graves danos à saúde do comensal e prejuízos às empresas fornecedoras de refeições, comprometendo a qualidade do serviço prestado. Esse despreparo é refletido na higiene pessoal e nas operações de higiene e sanificação de equipamentos e utensílios (GÓES et al., 2001).
A prevenção depende de hábitos higiênicos de asseio-banho; higienização de unhas, cabelo, boca,orelhas, dentes e pés; proteção de ferimentos, não utilização de
cosméticos(esmalte,perfume,