estudante
São Paulo
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
Curso de Nutrição
Mariana Valerio Moreno de Souza
RELÁTORIO DA MONITORIA DE HIGIENE DOS ALIMENTOS
São Paulo
2012
1. INTRODUÇÃO
A oferta de alimentos isentos de agentes patogênicos que possam pôr em risco a saúde do consumidor assumiram mundialmente uma grande relevância em saúde pública. Nas últimas décadas, tem-se observado um aumento das doenças transmitidas por alimentos, relacionado a vários fatores, tais como o desenvolvimento econômico, a globalização do comércio de alimentos, a intensificação da urbanização e a modificações dos hábitos alimentares dos consumidores, com aumento do consumo de alimentos frescos ou “in natura”, preferência por alimentos prontos ou semi-prontos e o consumo de refeições fora do domicílio. (SILVA, 2005)
Com o crescimento desses serviços, observa-se que os alimentos ficaram mais expostos a uma série de perigos ou oportunidades de contaminações microbianas associadas a práticas incorretas de manipulação e processamento. (ALMEIDA, 1995)
No Brasil, a ocorrência de doenças transmitidas poralimentos (DTA) não é de notificação compulsória, o que compromete a real avaliação do problema. A Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde recomendam o uso do sistema de análise de riscos e pontos críticos de controle, conhecido internacionalmente como HACCP, para melhorar a segurança dos alimentos de rua nas diversas condições em que são feitos, uma vez que esse método pode ser aplicado em todas as etapas da cadeia alimentar para identificar e caracterizar os pontos críticos em que ocorrem riscos e para estabelecer prioridades para intervenção e controle. (LUCCA, 2002)
2. OBJETIVOS
Analisar os procedimentos da Monitoria de Higiene dos alimentos e traçar os pontos positivos e negativos, colaborando