skinner
Ler os capítulos 2, 4 e 5 do livro “O mito da liberdade”.
Tarefa 2:
Esse relato abaixo é de um estudante de Pedagogia que estagia em uma classe de 7º. Ano do Ensino Fundamental I. Leia-o atentamente, tente perceber os métodos usados pela professora para controle dos alunos e após a leitura, apresente, em uma página, qual seria a visão de Skinner sobre essa ação da professora.
“Dirijo-me à 7ª série. Após pedir permissão à professora de história, sento-me ao lado dela. Esta começa falando em voz muito alta enquanto os alunos conversam também em voz alta: “Página quarenta e sete!”. Repete-o mais duas vezes e pergunta: “Podemos começar ou vocês querem fazer mais essa cópia?”. Provavelmente uma das suas punições frequentes é a realização de cópias por parte dos alunos. Discutindo algumas leis referentes ao fim da abolição dos escravos, pergunta a professora: “Quem parou a leitura?”. Não obtendo uma resposta, continua: “Bom, se ninguém responder, cada um vai fazer sua leitura silenciosa, eu vou pedir um resumo e entramos na discussão. Quem parou a leitura?” Um aluno diz: “Eu”. A professora responde: “Nada como a democracia. Pode começar a ler.” Após a leitura, a professora começa a fazer perguntas e ela mesma as responde, não oferecendo, portanto, qualquer possibilidade de reflexão conjunta.”
Resolução da Atividade
O fragmento do relato, apresentado acima, expressa, claramente, que essa professora utiliza-se, frequentemente, do método punitivo, cópias extras de textos, para obter a devida atenção e interesse dos alunos, na aula ministrada pela mesma. Entretanto sabemos que a punição é um método pedagógico eminentemente ineficaz e funciona, apenas, a curto prazo. Além disso, por vezes, a punição aplicada, de um adulto para uma criança, pode não ser justa como deveria, causando, assim, revolta, medo e desinteresse dos alunos em aprender. Isso, faz com que a criança aprenda a resolver tudo na violencia e no comportamente punitivo. Sabemos que as