Projeto de Pesquisa Gravidez na Adolescencia
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
PROFESSOR (A): MARIA ALBANEIDE FORTALEZA
ANTÔNIA DANIELA DE LIMA BATISTA
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CAMPOS SALES – CEARÁ
MAIO/2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 02
2. JUSTIFICATIVA
3. PROBLEMA DA PESQUISA
4. HIPOTESE
5. OBJETIVOS
5.1. OBJETIVO GERAL
5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7. METODOLOGIA
8. FATORES QUE DETERMINAM O CRESCIMENTO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
9. RECURSOS
10. CRONOGRAMA
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo geral verificar como as adolescentes enfrentam as mudanças que ocorrem em sua vida após a ocorrência da gravidez e suas perspectivas para o futuro. Para que esse objetivo fosse alcançado foi necessário refletir sobre a educação sexual e sua influência sobre a saúde sexual e reprodutiva do adolescente. A reflexão aqui proposta foi baseada em observação e análise de levantamentos bibliográficos para explicar o fenômeno a partir de dados já publicados.
A gravidez na adolescência é motivo de preocupação em função das consequências devastadoras para o desenvolvimento tanto da mãe quanto da criança, visto que expressa um exemplo perfeito da interação de riscos biológicos e ambientais. A gravidez na adolescência pode ser considerada problema de saúde pública em função da alta prevalência e das consequências desastrosas para o desenvolvimento infantil.
A análise da literatura permitiu identificar a necessidade de se desenvolver programas de intervenção para gravidez na adolescência, que devem ter como objetivos prevenir a sua ocorrência, aumentar habilidades parentais, fornecer serviços de pré-natal, diminuir taxa de reincidência de outra gravidez precoce e promover desenvolvimento adequado da criança, fruto de uma gravidez na adolescência. Porém, é