Estudos Paleontologicos
Professora: Fernanda
História
Humanos Pré-históricos: Estudos Paleontológicos
1- Estudos Paleontológicos
A Paleontologia é uma ciência que estuda os animais e vegetais que viveram no passado, através dos fósseis. A paleontologia busca informações nos fósseis, tais como: idade do fóssil, condições de vida e morte do ser fossilizado, características, influências ambientais, entre outras.
Esta ciência dispõe de diversas técnicas e recursos para obter informações importantes sobre o fóssil. Uma das técnicas mais importantes é a do Carbono 14, que identifica com muita precisão a idade do fóssil.A Paleontologia é muito importante também como ciência auxiliar da Sociologia, Biologia, Arqueologia e História. No caso destas últimas duas ciências, fornece informações importantes sobre a vida na Pré-História.A Paleontologia também produz muitos conhecimentos importantes sobre a época e a vida dos Dinossauros.Os estudos paleontológicos compreendem uma série de aspectos e particularidades. Inicialmente podemos apontar dois grandes grupos de abrangência:
Paleobotânica ou Fitopaleontologia, que se preocupa com o estudo dos vegetais fósseis;
Paleozoologia, que estuda os animais fósseis e que admite duas subdivisões: a Paleozoologia de Invertebrados (ocupada com fósseis de animais sem estrutura óssea ou cartilaginosa, valiosos na Estratigrafia) e a Paleozoologia de Vertebrados (preocupada com os animais portadores de uma estrutura óssea, importantes no estudo da evolução orgânica).Os fundamentos e a metodologia da Paleontologia fundamentam-se em duas ciências: a Biologia e a Geologia. Por serem restos de organismos vivos, o paleontólogo busca subsídios na Biologia. Em contrapartida, é fornecido aos biólogos a dimensão temporal do estabelecimento dos ecossistemas atuais e complementos às teorias evolutivas.É na Geologia que se utilizam os fósseis como ferramentas para datação e ordenação das seqüências