Formação das Palavras
“ FORMAÇÃO DAS PALAVRAS.”
Erechim, Abril de 2014
1.0 Dados de Identificação
1.1 Nível de ensino: Ensino Médio Curso Normal
1.2 Área de conhecimento: Linguagens
1.3 Disciplina: Português
1.4 Alunos (as): Tainara, Daiane, Nathália
1.5 Turma: 2º Nor A
2.0 Problema:
Por que as palavras apesar de ter o mesmo radical possuem formações diferentes?
2.2 Justificativa: As palavras com o mesmo radical são derivadas, ou seja, é o processo pelo qual a partir de um palavra se formam outras, por meio do acréscimo de elementos que lhe alteram o sentido primitivo ou lhe acrescentam um sentido novo. Por esse motivo, é importante estudar a formação das palavras através de exercícios de fixação, para que o aluno saiba identificar o radical separando-o dos afixos que o formam e atribuindo a estas palavras seu significado como um todo.
3.0 Metodologia
3.1 Para iniciar a aula será primeiramente passado e explicado o conteúdo;
3.2 Em seguida, será passada algumas questões, onde o aluno deverá tirar suas dúvidas com o professor. 3.3 Após o termino das atividades solicitadas, será realizada uma dinâmica.
Dinâmica Primeiramente, a turma se organizara em grupos de quatro, em seguida cada grupo elabora cinco questões relacionadas com o conteúdo. Após o termino das questões, será sorteado um grupo para falar uma de suas perguntas, e um grupo para respondê-la, caso a resposta do grupo estiver errada, será passado o direito da resposta para outro grupo, que será sorteado. Cada resposta correta, marcará um ponto para o grupo. Assim se inicia uma aprendizagem de uma maneira diferente.
Cronograma
1º semana
2º semana
3º semana
4º semana
5º semana
Organização dos grupos
Início da discussão do problema e da justificativa
Construção da Metodologia
Correção do