Size me
CP-CLC-STC
UFCD 4 - UFCD 6
Professores:
Ana Sousa
Elsa Alexandre
Pedro Soares
Daniel Santos
Ano lectivo 2010/2011
Sandra Santos
Índice
Introdução 3
As migrações 4
As Causas da migração 5
A imigração 6
Os transportes e a migração 7
Conclusão 9
Webgrafia 10
Este tema, “A migração”, relata a afluência de pessoas que migraram à procura de melhores condições de vida noutros países, o que marcou a economia no século XX. Quais as causas que levaram essas pessoas a migrarem e como se deslocaram?
Escolhi este tema porque tenho familiares que fizeram parte dessa lista de pessoas que rumaram à procura de melhores condições de vida, e senti as dificuldades que eles tiveram de integração social e também da distância que os mantinha longe dos familiares.
O homem sempre teve necessidade de conhecer o mundo, de alargar os seus horizontes, fosse pelo prazer de descobrir novos recantos culturais, ou pela obrigação de procurar melhores condições de vida. Os portugueses sempre sentiram esse impulso, a prova disso é a aventura da expansão ultramarina.
A influência da cultura portuguesa é vasta e actual. Se a emigração sempre marcou a nossa história, a imigração começou a partir do último quarto do século XX, também a ser relevante.
A história da emigração começa com a saída de colonos para se fixarem nas Ilhas da Madeira e dos Açores.
Os cerca de 4,9 milhões de cidadãos portugueses ou de origem portuguesa que residem no estrangeiro constituem a prova da importância que a emigração teve e continua a ter para Portugal. Ao longo de séculos mas sobretudo no século XX, os movimentos emigratórios sofreram alterações significativas de volume e de destinos, reflexos do estado de desenvolvimento do país e da evolução do mercado internacional de trabalho. No início do século XX e até 1914, o fluxo emigratório essencialmente para o Brasil era muito