O que é o i-Size?
i-Size é a nova norma para uma segurança acrescida das crianças nos automóveis. As cadeiras i-Size proporcionam uma melhor protecção da cabeça e do pescoço, uma vez que passa a ser obrigatório os bebés viajarem no automóvel de costas para o sentido do trânsito até aos 15 meses e os critérios para avaliar o desempenho das cadeiras em caso de choque frontal ou lateral são mais rigorosos. A classificação das cadeiras é feita por altura e não por peso, o que facilita a escolha da cadeira adequada.
O i-Size também promove o ISOFIX; um sistema de fixação internacional padronizado (ISO) que permite a instalação (FIX) de uma cadeira-auto, de um modo seguro, fácil e rápido, sem a necessidade de utilizar os cintos de segurança do automóvel. As cadeiras-auto ISOFIX usam dois pontos de fixação padrão na base do assento do automóvel e um dispositivo anti-rotação: uma perna de apoio, ou um ponto de fixação superior.
A legislação i-Size está em vigor paralelamente à actual legislação ECE R44 (norma europeia relativa à segurança de crianças no automóvel).
2. Por que foi desenvolvido o i-Size?
O i-Size foi desenvolvido para aumentar ainda mais o nível de segurança das crianças transportadas em automóveis. Muitos pais mudam o bebé para uma cadeira no sentido da marcha demasiado cedo, geralmente aos 9kg ou aos 9 meses. Isto acontece porque a legislação anterior usa uma classificação confusa baseada no peso e em grupos, da qual se pode inferir (erroneamente) que permite a passagem do bebé para uma cadeira no sentido da marcha aos 9kg. Para além disso, muitos pais julgam (incorrectamente) que têm de passar para outro tipo de cadeira assim que os pés do bebé tocam no banco do automóvel. Esta mudança precoce para uma cadeira no sentido do trânsito coloca a criança perante um risco acrescido de lesões na cabeça e pescoço, porque o pescoço do bebé ainda não está suficientemente desenvolvido para suportar a sua cabeça relativamente pesada. Por outro