Ácido nitrico(relatorio)
CURSO DE QUÍMICA
ELETRICIDADE
(Estática)
São Paulo, 2011.
OBJETIVOS
OJETIVO 1
Preparar, identificar e verificar as propriedades do gás amoníaco.
OBJETIVO 2
Preparar ácido nítrico em laboratório através de reação entre um sal e um ácido, comprovado a ação oxidantes do acido nítrico.
INTRODUÇÃO
A amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água, a amônia se combina com ácidos originando composto, cujo comportamento é de verdadeiros sais, que se assemelham muito aos correspondentes sais dos metais alcalinos no tocante à solubilidade (alta) e a estrutura reticular. Os sais de amônio são decompostos pelo calor, cuja formula depende da natureza do ânion..
Para a produção da amônia, o azoto/nitrogênio é obtido do ar atmosférico, e o hidrogénio como resultado da reacção entre a água e o gás natural: CH4(g) + H2O(g) → CO(g) + 3H2(g) O ácido nítrico, de fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente.
Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.
O ácido nítrico também pode ser utilizado na obtenção de um éster, em um processo chamado de esterificação: Ácido nítrico + Álcool metílico ===> Nitrato de metila + água NO2 - OH + HO - CH3 ===> NO2- O - CH3 + H2O
O ácido nítrico puro é um líquido viscoso, incolor e inodoro, é também considerdo acido nitrico comum com isso ele reage com os metais alcalinos, óxidos básicos e carbonatos, formando sais, como o nitrato de amônio. Devido à sua natureza oxidante, o ácido nítrico geralmente não doa prótons (isto é, ele não Libera hidrogênio)na reação com