Super size me
RESUMO DO FILME SUPER SIZE ME – DIETA DO PALHAÇO.
No filme Super size me, podemos verificar algumas estratégias de marketing sendo utilizadas pela rede americana de fast food McDonald’s e apesar da critica retratada no filme com a finalidade de provar que os alimentos da rede podem ser prejudiciais à saúde, percebemos que muitas vezes o marketing bem feito consegue convencer as pessoas muito mais do que os fatos.
Em vários momentos do filme, quando as pessoas são entrevistadas, elas dizem adorar os lanches, dizem que admiram a quantidade de lanchonetes e gostam da comodidade em encontrar sempre uma por perto, dessa maneira, a assiduidade nas lojas chega a ser quase um clichê. Alguns americanos são mais do que consumidores dos produtos McDonald’s, eles são verdadeiros fãs de tudo o que franquia oferece, com maior ênfase é claro para o famoso Big mac e os enormes refrigerantes. Essa verdadeira admiração ou vicio não nasce apenas da criação do consciente dessas pessoas, nasce das mensagens que a rede consegue implantar na mente delas. Desde crianças, quando acompanhadas dos pais, as pessoas vão a uma lanchonete a brincam nos play grounds existentes, comem lanches e tomam sorvetes, enfim, sentem sensações que as fazem acreditar que tudo ali é perfeito, ou seja, alimentam o corpo com “gostosuras” e a mente com mensagens de que ir a essas lanchonetes é muito bom. Talvez, tratando-se de marketing, esse foco no público infantil, seja o maior diferencial do McDonald’s. Dentre as estratégias relevantes para atrair as crianças, está o palhaço, que é a mascote do McDonald’s, buscando cativa-las em desenhos animados, nas festas infantis e oferecendo brinquedos para quem compre o chamado Mc lanche feliz.
É claro que os adultos também são alvo do marketing e no que podemos ver no filme, até as embalagens dos produtos transmitem a mensagem de que o melhor é o maior e que consumir cada vez mais é o certo. As atendentes são treinadas a oferecer sempre