Six Sigma
O que é?
Sigma é o símbolo utilizado para representar o desvio padrão (S), que é à medida que quantifica a variabilidade. Foi criado pelo então presidente da MOTOROLA, Bob Galvin, que ele chamou de SIX SIGMA, nos anos 80 com a funcionalidade de revolucionar os resultados de qualidade no prazo máximo de cinco (5) anos.
No Brasil temos empresas exemplos de implantação Seis Sigma, são elas:
MOTOROLA
FORD
O objetivo do nível de desempenho dos Seis Sigma é minimizar custos através da redução ou eliminação de atividades que não agregam valor ao processo e da maximização da qualidade de saída para obter um lucro em níveis ótimos.
Ainda podemos destacar como desafio importante para a implantação do Seis Sigma, o envolvimento e comprometimento de alta administração, habilidades de gerenciamento de projeto, a priorização e seleção de projeto, focando no cliente, manuseando as ferramentas da qualidade.
Sigma (a 18ª. letra do alfabeto grego: ? ) é uma medida de variação utilizada em estatística. Esta medida, aplicada a um processo empresarial, diz respeito à freqüência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente.
Nível Sigma Defeitos por milhão Custo da não qualidade
6 Sigma 3,4 Menos de 10% das vendas
5 Sigma 233 10%-15% das vendas
4 Sigma 6 210 15%-20% das vendas
3 Sigma 66 807 20%-30% das vendas
2 Sigma 308 537 30%-40% das vendas
1 Sigma 690 000 -
Assim, estar no nível Seis Sigma se traduz para a organização em vantagem de custo e, os recursos que “sobram”, podem ser redirecionados dentro da estrutura organizacional para diferenciação competitiva. Dessa forma, a meta dessa ferramenta não é apenas alcançar melhores níveis de qualidade, ela está