Reestruturação societária
Caroline C. Menegat Fites1
Dimas José Detoni2
RESUMO
Este artigo procura identificar e descrever as possibilidades de utilização de procedimentos de reestruturação societária tais como aquisição, fusão, holding companies, joint venture, cisão, incorporação e transformação. Um dos objetivos deste trabalho consiste em pesquisar o método de reestruturação societária usado pela rede social Facebook na compra do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp.
PALAVRAS-CHAVE: Reestruturação Societária, Aquisição, Estratégias, Mercado, Redes Sociais.
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um projeto interdisciplinar do curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel (UNIVEL) proposto aos alunos do 3º ano.
Os fenômenos de reestruturação societária referem-se a compra, venda, divisão de suas ações ou sua junção das partes de uma organização, onde pode-se também fortalecer, enfraquecer, inverter ou redefinir as relações entre os componentes. O Assunto determinado para ser abordado foi Reestruturação Societária e o grupo optou por discutir a compra do aplicativo Whatsapp pela empresa Facebook.
Com o intuito de manterem-se competitivas, algumas empresas estão passando a adotar modelos societários diferentes daqueles definidos em seus planos organizacionais originais. A utilização de metodologias de reestruturação societária tem sido uma das maneiras encontradas para que as empresas consigam sobreviver no atual mercado nacional e enfrentar a grande concorrência externa.
A aquisição do Whatsapp pelo Facebook garante o domínio da empresa em mais um campo. O Facebook é a rede social mais usada da atualidade. Agora, com o Whatsapp, a empresa garante o domínio na comunicação entre smartphones. Até agora, o Whatsapp substituiu o uso de SMS, se tornou uma das maiores ferramentas para envio direto de imagem e, mais recente, tem substituído até chamadas de voz com a opção de mandar