Six Sigma
“Pelos resultados obtidos até o momento, as empresas que procuraram alcançar a melhoria continua nos processos administrativos apoiando-se no Seis Sigma reduziram custos por meio da eliminação de erros, diminuíram o tempo do ciclo de atividades, aumentaram a produtividade e melhoraram a qualidade dos processos” (WATSON, 2001 apud ANDRIETTA, 2003, p. 50) E são várias as oportunidades de melhorias nos processos administrativos: (coloquem aqui todas as melhorias de processos que puderem imaginar) Desta forma, o Six Sigma se torna uma importante ferramenta para eliminar erros e desperdícios, além de melhoria significativa nos processos.
HISTÓRIA
Conforme nos conta Panazzo (2009), o Six Sigma surgiu em meados da década de 80, na Motorola, quando seu presidente, Bob Galvin, estabeleceu que a empresa deveria criar um programa que fizesse em cincos anos o que o programa 10x, da Hewlett & Packard (HP), fez em 10. Um programa que implementasse melhorias, diminuindo gastos e melhorando processos. Um engenheiro da Motorola, Bill Smith, ficou responsável e apresentou um trabalho mostrando que se os defeitos fossem identificados e corrigindo ainda no processo produtivo, estatisticamente seria improvável que erros surgissem na prova final, ou pior, com o produto já na mão do cliente.
DEFINIÇÃO BÁSICA
CONCEITO
METODOLOGIA
METODOLOGIA DMAIC
PARTICIPANTES DO SIX SIGMA
Campeões e patrocinadores, master black-bel, black-belt e green-belt
IMPLANTAÇÃO
Para a implantação do programa Six Sigma é preciso, antes de qualquer coisa, saber qual o atual desempenho estratégico da empresa de forma a avaliar a necessidade de introdução do programa e, então, responder algumas perguntas (WATSON, 2001 apud ANDRIETTA, 2003, p. 50):
Existe