Six sigmas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
5° SEMESTRE / NOTURNO
Ana Maria
Daniela Porto
Eduardo Teles
Emanuel Santos
Márcia Flaréia
Maria Onézia
Walter Kraus
TEMA – SIX SIGMAS
SALVADOR - 2013
SIX SIGMAS
Trabalho apresentado no Curso de Graduação em Administração de Empresas, Faculdade Batista Brasileira, como requisito parcial para aprovação semestral.
Orientador – Jaime
SIX SIGMAS
O six sigmas é um modelo de gestão da qualidade, que foi desenvolvido e implementado pela Motorola, em 1986, com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva para enfrentar o mercado Internacional, a concorrência estrangeira, os japoneses particularmente, pois fabricavam produtos de melhor qualidade a um custo mais baixo.
O modelo fornece um conjunto de ferramentas destinadas a melhorar a capacidade dos processos de negócios das empresas, tendo como ideia central de que se é possível medir a quantidade de defeitos em determinado processo, então é possível também, de uma forma sistemática, fazer com que estes defeitos possam ser eliminados, chegando ou aproximando do zero defeito, conceituando é estabelecer uma métrica universal para medir defeitos em um processo.
Concluindo, é uma metodologia que se concentra na prevenção de defeitos através da utilização de ferramentas estatísticas, podendo ser aplicada em qualquer processo na organização. Essa estratégia foi identificada por várias organizações como uma das alternativas que conjugam eficiência e eficácia dos processos produtivos, aumentando a produtividade e lucratividade dos negócios como resposta para elevação da qualidade.
A metodologia do Six sigmas é baseada num processo de cinco fases:
Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle. Essa metodologia e conhecida como DMAIC, do inglês, Define, Measure, Analyze, Improve e Control. Essa metodologia conduz os participantes do processo a pensar