PARECERES DE AUDITORIA
Aline Rodrigues
Josiani Billig
Lázaro M. Ferreira
Acadêmicos do Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Anglo-Americano de Caxias do
Sul
RESUMO
A auditoria, através do profissional auditor tem a função de expressar se as demonstrações financeiras da empresa correspondem com a real situação da entidade. Todo profissional auditor deve ser cadastrado no Cadastro Nacional de
Auditores Independentes (CNAI), o que possibilita que os Conselhos Regionais possam fiscalizar o exercício profissional com mais eficácia. O auditor vai expressar sua opinião sobre o trabalho realizado através do parecer de auditoria. Os pareceres podem se classificar em parecer sem ressalvas, com ressalvas, com abstenção de opinião e adverso. O presente artigo, que aborda o tema Pareceres de Auditoria, pode ser classificado como pesquisa Bibliográfica e exploratória.
Palavra chave: Parecer de Auditoria.
1. INTRODUÇÃO
Segundo Sá (2010), evolução da Auditoria ocorreu e ocorre, em função do desenvolvimento econômico, que fez surgir as grandes empresas. Como consequência as demonstrações passaram a ter mais importância em relação aos atuais e futuros investidores. Também como medida de segurança contra a manipulação de informações.
Contudo, a auditoria não é somente destinada a encontrar ou desvendar fraudes e erros. É mais do que isso, é um instrumento de informação, não só para investidores como também para os consumidores, colaboradores e gestores.
O Objetivo geral deste estudo é identificar os diferentes tipos de Pareceres de
Auditoria, documentos nos quais o auditor expressará de forma clara e objetiva sua opinião sobre as demonstrações analisadas. A elaboração do Parecer segue um conjunto de procedimentos técnicos pré-estabelecidos. O parecer é evidenciado, pois se trata do único aspecto do trabalho do Auditor que é aberto ao público. Além disso, o trabalho de Auditoria só se encerra quando feita a entrega e a publicação do