memorial descritivo
GEOLOGIA
ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO DE SOLO
PNEUS
Passo Fundo, 19 de setembro de 2014
CONCEITO E FINALIDADE
Os muros de contenção de pneus são constituídos a partir do lançamento de camadas horizontais de pneus, amarrados ente si com cordas ou arrame e preenchidos com solo compactado. Funcionam como muros de gravidade e apresentam como vantagens o reuso de pneus descartados e a flexibilidade. A utilização de pneus usados em obras geotécnicas apresentam-se como uma solução que combina a elevada resistência mecânica do material com os pneus.
Sendo que os muros de solo pneus estão limitados a alturas inferiores a 5 metros e à disponibilidade de espaço para a construção de uma base com largura da ordem de 40 a 60% da altura do muro. No entanto, deve-se ressaltar que a contenção de solo com pneus é uma estrutura flexível e, portanto, as deformidades horizontais e verticais podem ser superiores as usuais em um muro de alvenaria ou concreto. Assim sendo, não se recomenda a construção da contenção de pneus para terrenos que sirvam de suporte a obra civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.
FORMA EXECUTIVA
Na sua construção, são utilizados pneus constituídos de borracha e reforçados com fibras e metais, podem ser de veículos de passeio ou de veículos pesados, desde que tenham o mesmo diâmetro, o que resulta num material com alta resistência a tensão radias, que pode absorver grandes deformidades, mesmo após o termino de sua vida útil. Assim, sua utilização na massa de solo confere resistência e rigidez adicionais, mobilizando a resistência ao cisalhamento do solo, diferentemente de outras técnicas, que mobilizam a resistência entre o solo e o reforço.
Junto as pneus são utilizadas cordas de polipropileno, utilizadas para a amarração, com diâmetros de 6mm, diâmetros inferiores podem levar a ruptura da corda durante a vida útil da obra, e diâmetros superiores