Sistemas Integrados
Universidades de vários países, incluindo o Brasil, desenvolvem competições de robôs dos mais variados tipos, com o objetivo de agregar conhecimento aos seus alunos e desenvolver tecnologia para a sociedade. Dessa forma, baseando-se em regras de competições oficiais praticadas em várias instituições de ensino, desenvolve-se um protótipo de um robô de combate na modalidade sumo de robôs.
Assim como acontece na competição de sumo praticada no Japão, o sumo de robôs segue os mesmos princípios, sem a utilização de arma, retirar o adversário para fora da arena de combate utilizando força e técnica.
A competição “Sumo de Robôs” é uma atividade na área de Automação e Controle, que visa promover a integração dos alunos e a execução prática dos conceitos teóricos adquiridos nos módulos curriculares do curso de Engenharia Mecânica. É uma atividade que consiste basicamente na elaboração do projeto e na construção de um robô rádio-controlado, de acordo com as especificações estabelecidas, em que o objetivo é empurrar um robô oponente para o exterior de uma arena circular.
Para a construção de um robô faz-se necessária a aplicação de diversas teorias relacionadas à sua estrutura mecânica, lógica computacional e eletrônica. A mecânica é a parte estrutural e de movimentação do robô, a lógica (programação) é responsável pela interpretação dos dados recebidos através dos sensores, e a elétrica é constituída dos circuitos que farão a interface lógica/mecânica e a leitura dos estímulos externos.
2. Objetivos
Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto e desenvolvimento de um robô de combate, no