sistemas de tamponamento
Bicarbonato
Hemoglobina
Fosfato
Proteínas
O sistema- tampão bicarbonato consiste de ácido carbônico (HCO3) e é responsável pela manutenção do PH no sangue, o plasma sanguíneo é tamponado em parte por esse sistema. O PH do sistema- tampão bicarbonato depende da concentração de H2CO3 e HCO-3, o doador e o aceptor de prótons, respectivamente, nos animais com pulmões o PH está ao redor de 7,4. O sistema bicarbonato do sangue está quase sempre em equilíbrio com um grande reservatório de CO2. Sendo assim esse sistema é um dos mais importantes.
Sistema- tampão Hemoglobina é importante na realização do transporte de gases respiratórios. Ele evita que a concentração de íons H+ varie de forma brusca, provocando variações de acidez. Variações essas que são prejudiciais ao organismo.
Sistema tampão- Fosfato age no citoplasma de todas as células, consiste de H2PO-4 como doador de prótons e HPO2 como aceptor de prótons ele resiste as variações de PH na região entre 5,9 e 7,9, tornando se assim um tampão efetivo nos fluidos biológicos . A concentração de fosfatos e de moléculas contendo fosfato é fraca no liquido extracelular comparada com os outros sistemas.
Sistema- tampão das proteínas tem uma grande representação da capacidade tampão do organismo, pois há uma concentração elevada das proteínas intracelulares e plasmáticas que formam um enorme grupo de moléculas proteicas. É a existências dos grupos funcionais nos aminoácidos que constituem as proteínas que lhes confere a capacidade de tampão, agindo como ácidos ou bases fracas, onde vai permitir a concentração de H+ .
Referências: Lehninger Princípios de Bioquímica
Química Analítica e Análise Quantitativa / David S. Hage
Antônio Nicélio Pereira Paiva