Barrinha de Cerâmica
A argila é um material natural, terroso, de granulação fina que, quando umedecida com água, adquire plasticidade. Todas as argilas são constituídas essencialmente por partículas cristalinas extremamente pequenas de um número restrito de minerais conhecidos como argilominerais. A argila pode ser constituída de um ou mais argilominerais.
Os argilominerais são formados, principalmente, por silicatos hidratados de alumínio e ferro. Além dos silicatos, é comum ainda a presença de determinados teores de alcalinos e alcalinos terrosos, matéria orgânica, sais solúveis e outras partículas.
Existem vários tipos de argila, dentre eles a argila branca, argila vermelha, argila amarela e argila cinzenta.
As argilas possuem grande importância geológica, na agricultura, na mecânica dos solos e para inúmeros ramos industriais como, por exemplo, em metalúrgicas, indústrias de petróleo e entre outras.
A argila é um material constituinte do solo, e pode ser removida de uma rocha com certa facilidade. A composição das argilas varia de acordo com a jazida onde é retirada, ou seja, do local, da formação geológica do terreno, da era de formação e da influência hidrotérmica exercida sobre o material. Um dos principais óxidos presentes nas argilas é o óxido de ferro (Fe2O3), que é responsável pela cor avermelhada nesses produtos.
A etapa de conformação tem por objetivo dar à massa de pó uma forma específica (corpo verde), conferindo ao corpo resistência mecânica suficiente para o seu manuseio nas etapas posteriores. O procedimento de conformação mais utilizado pela indústria cerâmica é a prensagem devido à sua elevada produtividade, facilidade de automação e capacidade de produzir peças de tamanhos e formas variadas, sem contração de secagem e com baixa tolerância dimensional.
A prensagem se baseia na compactação de um pó granulado (massa) contido no interior de uma matriz rígida ou de um molde flexível, através da aplicação de pressão. A operação compreende três fases: