Capacitância
Resumo: A capacitância é a capacidade de um objeto de armazenar carga.Nesse experimento entenderemos melhor o funcionamento do capacitor de placas paralelas.
A atividade foi feita através da medição da capacitância de um capacitor de placas paralelas alterando seu dielétrico e variando a espessura do mesmo. Com os valores obtidos foram montados gráficos e através destes calculados os valores das constantes dielétricas de cada dielétrico.
Palavras-chave: Capacitância, Dielétrico, Permissividade, Constante Dielétrica, Placas paralelas. INTRODUÇÃO
Esse experimento visa melhorar o entendimento quanto ao funcionamento do capacitor de placas paralelas através da variação do material do dielétrico e sua espessura.Nesse experimento temos como objetivo demonstrar a variação da capacitância de um capacitor em relação à variação do dielétrico e sua espessura e provar, segundo Halliday, 2010, 8ª ed., Vol. 3, que essa variação se comporta conforme a fórmula C=kε_0(A/d). Onde “C” é a capacitância em Faraday (F), “k” é a constante de permissividade do dielétrico, “ε_0” é a constante dielétrica no vácuo (F/m), “A” é a área de contato das placas do capacitor em m^2e “d” a espessura do dielétrico em metros (m). EXPERIMENTO
Lista de Materiais:
1 Capacitor de placas paralelas circular
1 par de fios com conectores banana/ jacaré
1 Paquímetro
1Capacímetro
Materiais Dielétricos
O experimento consiste de um capacitor formado por duas chapas metálica circulares, dez folhas de papel, dez folhas de acrílico, alguns picadinhos de plástico (para simular o ar como dielétrico), um paquímetro e um capacímetro. Fig.1. Figura de um capacitor semelhante ao utilizado no experimento.
Inicialmente é medido com o paquímetro a espessura dos dielétricos (papel, acrílico e picadinhos de plástico) e a área das placas do capacitor. A espessura dos dielétricos papel e ar foram encontrada através da medição de 10 camadas do dielétrico dividido por 10.O objetivo é inserir