Capacitância
José Délio da Silva1
RESUMO
O presente artigo analisa os principais tipos de baterias e capacitores existentes e suas respectivas capacitâncias. Aborda também a relação entre capacitores e baterias em funcionamento e a dissipação de energia nos sistemas. Nota-se que a presença dos dispositivos citados é extremamente comum nos dias atuais, e que seu uso é indispensável nas mais diversas situações.
Palavras chave: capacitância, capacitores, bateria
1. INTRODUÇÃO
Capacitores e baterias estão constantemente presentes nos mais diversos aparelhos amplamente utilizados no cotidiano. Celulares, televisores, controles remotos, rádios são exemplos de dispositivos que necessitam de corrente elétrica para funcionar.
Baterias e capacitores trabalham interligados em determinado sistema para gerar e conduzir eletricidade ativando o aparelho em questão.
A capacitância é uma medida da capacidade de armazenar energia que os capacitores possuem. É fundamental para determinação do capacitor mais adequado para cada dispositivo considerando sua demanda de energia.
_____________________________________________________________________________________
*1 Acadêmico do 4° período do curso de Engenharia Civil - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS - UNIS/MG.
E-mail: jdsilva_28@hotmail.com
2. CAPACITÂNCIA
Capacitância consiste na propriedade que os capacitores têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo elétrico ou campo eletrostático. Pode ser calculada através do quociente entre a quantidade de energia armazenada e a diferença de potencial existente entre as placas do capacitor.
Figura 1: Fórmula da capacitância
Sua unidade é dada por farad (F), que é o valor que passará uma corrente de 1 ampere com a tensão variando na razão de 1 volt por segundo. A capacitância depende da geometria do capacitor. Quando se trata de um mesmo material, a capacitância é diretamente proporcional às dimensões do capacitor.