Resumo Regulação Acido base
- Variações da concentração de hidrogenio alteram, praticamente, todas as funções celulares corporais.
- Moleculas contendo atomos de hidrogenio que podem liberar ions hidrogenio sao cohecidas como acidos.
- A base é um ion ou uma molecula capaz de receber H+. As proteinas no corpo, por exemplo, podem funcionar como bases devido a porcao negativa presente em alguns aminocidos.
- Um acido sera considerado forte conforme a sua eficiencia e rapidez em liberar H+. Uma base sera considerada forte conforme sua eficiencia e rapidez em receber H+.
- O pH normal de uma celula pode ser alterado, deixando-a em estado de alcalose (variacao positiva) ou acidose (variacao negativa). O sangue arterial, por exemplo, tem seu otimo em um pH de 7,4. Um valor menor ou igual a 7,3 representa um estado de acidose, enquanto um valor maior ou igual a 7,5 representa um estado de alcalose. OBS: O SANGUE VENOSO, POR CONTER MAIOR CONCENTRACAO DE GAS CARBONICO, POSSUI UM pH MENOR (7,35). - Existem três sistemas primarios que regulam a concentracao de H+ nos liquidos corporais, para evitar acidose ou alcalose:
1) Os sistemas-tampão quimicos que se combinam para evitar alteracoes excessivas da concentração de H+.
2) O centro respiratorio que regula a remoção de CO2 do liquido extracelular
3) Os rins que podem excretar tanto urina acida como urina alcalina.
O 1 e o 2 atuam em curto prazo. O 1 impede que o liquido extracelular sofra grande variacoes, enquanto o 2 libera sempre gas carbonico. O 3 atua de maneira mais lenta, a longo prazo. Porém, sem duvida é o regulador acidobase de maior potencia.
Tamponamento de H+ nos liquidos corporais.
- Tampão é qualquer substancia capaz de se ligar, reversivelmente, ao H+. É formado por um acdio fraco e sua base conjugada. - Sistema-tampao do bicarbonato:
- Solucao aquosa contendo um acido fraco (H2CO3) e um sal bicarbonato (NaHCO3). O acido é formado pelo corpo pela hidratacao do anidrido carbonico (CO2).
- A