Tamponamento
RESUMO
Este estudo objetivou analisar o comportamento do sistema tampão salivar bem como o seu pH e comprovar sua eficácia e importância para a manutenção da saúde com ênfase na cavidade bucal. Em laboratório foram coletadas 4 amostras salivares de diferentes indivíduos e ingeridas 4 diferentes substâncias que possuíam um determinado pH, para posteriormente fazer a ingestão dessas substâncias, a medição e comparação da variabilidade do pH salivar anteriormente e posteriormente à ingestão fez-se através da imersão de uma tira de papel indicador de pH, com intervalos de tempo de 20 e 40 minutos após a ingestão das substâncias comprovando a eficácia do sistema de tamponamento.
Palavras-chave: Sistema tampão. Regulação do pH. Bioquímica humana. pH salivar.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo demonstrará, por meio da descrição de um experimento laboratorial, o funcionamento do mecanismo do sistema tampão do organismo na regulação do pH salivar. O sistema tampão é uma das principais vias de regulação do pH e tal regulação é importante para uma série de atividades biológicas básicas.
A saliva, ao comportar-se como uma sistema tampão, tende a manter o pH bucal neutro, evitando a proliferação de microrganismos que demandam por um pH específico para sobreviver e ainda evitando a desmineralização do esmalte em decorrência de ataques ácidos provenientes da ação de microrganismos sobre a placa bacteriana1.
Constatar, por meio de experimentação, o funcionamento do mecanismo de tampão da saliva e sua importância é o objetivo que este artigo buscará alcançar. A fim de melhor demonstrar o sistema do efeito tampão na regulação do pH salivar e corporal faz-se importante conceitualizar alguns termos:
O pH pode ser definido como a concentração total de íons de hidrogênio (H+) de todas as fontes do meio. Será neutro quando a concentração de H+ equivaler à de OH- (hidroxila), será acido quando houver maior concentração e poderá doar prótons ou básico