Tamponamento cardiaco
Castier e cols
Comunicação Breve
Tamponamento cardíaco no LES
Tamponamento Cardíaco no Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Relato de Quatro Casos
Márcia Bueno Castier, Elisa M. Neves Albuquerque, Maria Eduarda F. Costa Castro Menezes,
Evandro Klumb, Francisco Manes Albanesi Fº
Rio de Janeiro, RJ
Objetivo - Descrever e avaliar a incidência de tamponamento cardíaco no lúpus eritematoso sistêmico como manifestação cardíaca da doença.
Métodos - Foram revisados os prontuários de 325 portadores de lúpus eritematoso sistêmico, segundo os critérios da Associação Americana de Reumatologia, e exames complementares compatíveis com o diagnóstico de tamponamento cardíaco.
Resultados - Entre 325 prontuários revistos, encontramos 108 com derrame pericárdico, correspondendo a
33,2% do total e 54% dos pacientes estudados na fase de atividade da doença. Apenas quatro (1,23%) pacientes, três do sexo feminino, três da raça branca, com idades entre 25 e 44 anos, em que a avaliação clínica e o ecocardiograma transtorácico permitiram o diagnóstico clínico de tamponamento cardíaco. O líquido pericárdico era hemorrágico ou sero-hemorrágico com altos títulos de FAN e célula LE positiva. No tratamento foi utilizada a pericardiocentese, associada a grandes doses de corticoesteróides, com sucesso. No acompanhamento clínico e laboratorial realizado em três anos, não houve recrudescência do quadro nem evolução para constrição.
Conclusão - Embora raro (1,23%), o tamponamento cardíaco em pacientes lúpicos tem evolução benigna, quando adequadamente tratado, em nossa experiência.
Palavras-chave:
tamponamento cardíaco, lúpus eritematoso sistêmico, derrame pericárdico
Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ
Correspondência: Márcia Bueno Castier - Av. Epitácio Pessoa 4254/201 - 22471001 - Rio de Janeiro, RJ
Recebido para publicação em 12/1/00
Aceito em 22/3/2000
O lúpus eritematoso sistêmico é uma doença do colágeno que